quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Comunicado sobre a morte de Seu Barriga.


Teoria e prática. Foi essa a ideia de Maurício Cid, à frente do site de humor Não Salvo, para a palestra sobre como notícias falsas são repassadas na internet, realizada na Campus Party Brasil - evento de tecnologia que acontece desde segunda-feira, 6, em São Paulo. 

Durante o encontro, o blogueiro divulgou que Edgar Vivar, o "Seu Barriga" do seriado ‘Chaves’, teria morrido e, em minutos, a informação foi repassada, chegando inclusive a veículos de comunicação, que repercutiram a falsa notícia.

Desde que as redes sociais viraram "febre", não é difícil que "boatos" figurem como verdadeiros e sejam noticiados pela mídia. Na tarde dessa quarta, quatro mensagens postadas por Cid, que possui mais de 330 mil seguidores no Twitter, se espalharam e, em instantes, portais de notícia começaram a informar que um dos personagens de "Chaves" havia morrido, mostrando até uma montagem impressa em espanhol falando sobre morte do humorista.

Ao site IDG Now, Cid contou que a ideia da palestra que participou na feira de tecnologia era justamente mostrar que parte da imprensa repercute, sem o mínimo de apuração, as mentiras que são publicadas nas redes sociais. "Fui escalado na Campus Party para falar como as noticias falsas são repassadas na internet. (...) Durante o bate-papo matamos o Seu Barriga e alguns veículos caíram, outros explicaram".

O boato se desfez quando o próprio Edgar Vivar replicou uma mensagem da jornalista catarinense Kellen Rodrigues, que ligou para o SBT e confirmou que o ator mexicano estava vivo. "Acabei de falar com o @MuriloBordoni (produtor do SBT) e o Seu Barriga (@varedg) está vivíssimo da silva", informou a repórter pelo microblog. 

A Folha de São Paulo também mencionou a morte de Seu Barriga, mas teve atenção em explicar que tudo não passava de um exercício feito nos palcos da Campus Party. Segundo o SBT, além de Kellen, nenhum outro jornalista entrou em contato com a emissora para confirmar a informação.

Texto de Nathália Carvalho

Nenhum comentário: