sábado, 18 de dezembro de 2010

Comunidades do Orkut no Google

Donos de comunidades no Orkut, tirem a poeira do site de relacionamentos da Google e vejam a mensagem que aparece no topo delas:

Ei, proprietário! Seu conteúdo da comunidade agora é indexado pelo Google, para que as pessoas o vejam em seus resultados de pesquisa quando procurarem por conteúdo relacionado.”

De mansinho, a Google passou a indexar o conteúdo de comunidades do Orkut. Aparentemente, todas as comunidades terão esse comportamento ativado por padrão; quem quiser ocultar os tópicos do Google precisa acessar as configurações e mudar a opção “acessível para a web”.

(clique para aumentar)
 
Esperavamos que o funcionamento fosse o contrário, ou seja, oculto para a Web por padrão, afinal, a quantidade de comunidades fantasmas e “comunidades-rótulos”, aquelas em que os membros só são membros para dizer que gostam/usam/preferem de tal coisa, é bem numerosa, sem falar nos montes de tópicos com jogos que infestam inúmeras comunidades por lá e, na pesquisa do Google, não seria nada relevantes. Não é, esperamos que essa mudança não polua muito os resultados da pesquisa…

Para as comunidades organizadas que existem por lá, a novidade é bem-vinda e beneficia a todos - desde que seus donos não as tranquem para os buscadores. Resta esperar e ver se esses bons exemplos de usos das comunidades do Orkut compensarão a maré de lixo que virá junto, de comunidades menos organizadas e/ou relevantes…
 


Nenhum comentário: