domingo, 21 de novembro de 2010

Um Guia para Navegadores e Web by Google

O pessoal da equipe do Chrome, está sempre procurando novas maneiras de comunicar conceitos complexos de tecnologia.

Há uns dois anos atrás, eles lançaram o navegador Chrome com uma história em quadrinhos de Scott McCloud. Foi quando criaram um site simples chamado "WhatBrowser.org" (O que é um Navegador) pois eles perceberam que muitos dos nossos amigos e familiares não tinham certeza do que são navegadores.

Hoje, estão empenhados em divulgar um projeto especial chamado "20 coisas que eu aprendi sobre navegadores e web." Tudo dentro dos padrões da tradição do Chrome, com os livros e experiências em HTML5, onde eles se uniram com o ilustrador Christoph Niemann para publicar um guia online para navegadores e web.

Se você tem perguntas como "Quais são os plug-ins?", "O que é HTML5?", ou ainda "Por que é correto fazer com que um caminhão esmague meu laptop?", "20 Coisas" é um guia prático para quem tem curiosidade sobre os conceitos básicos de navegadores e da web.

De muito bom gosto, o site é um deleite para quem aprecia um bom trabalho. Em navegadores modernos, a transição de páginas é animada, imitando um livro de verdade, e altera o permalink das páginas, coisa que, sinceramente, não sei se o Flash consegue fazer.

Pode-se desligar as luzes, acessar páginas específicas e recomendar o livro em redes sociais. Tudo, sempre bom relembrar, feito com linguagens modernas, sem necessidade de plugins.

Testamos no Internet Explorer 9 Beta, Chrome 7 (stable) e Firefox 3.6.12, e em todos as animações rodaram fluentemente, com exceção do Firefox, que deu algumas engasgadas — problema que, imaginamos, não deva se repetir na versão 4 Beta.

Isso sim tem poder de fogo para competir com Flash, se é essa mesmo a guerra que se desenha na Web. Levará quanto tempo ainda para que projetos tão bem acabados quanto esse livro da Google tornarem-se populares?

É esperar para ver.....

Nenhum comentário: