terça-feira, 24 de agosto de 2010

Use a Web nas Eleições 2010

Vivemos a primeira “Eleição 2.0″ da história do Brasil, com a Internet tendo papel importante no pleito — ou, no mínimo, prometendo isso. Deslumbrados com o Obama-effect visto em 2008 nos Estados Unidos, boa parte dos candidatos desse ano estão investindo na Internet para angariar votos. E, de nossa parte, cabe aproveitar essa maior abertura para escolher bem, afinal, colocaremos essas pessoas no poder pelos próximos quatro anos.

Alguns portais e sites de jornais criaram infográficos e jogos interativos para ajudar na escolha. Desses, destacamos alguns que valem uma olhadela.

A Veja criou um joguinho de perguntas e respostas baseadas em declarações dos três principais presidenciáveis baseadas em declarações deles sobre temas em comum. Cada tema traz as declarações, sem indicação dos seus autores, cabendo ao jogador escolher aquela com qual mais se identifica. A cada nível que se passa, a barra do candidato autor da declaração escolhida aumenta. A intenção é mostrar qual dos três tem as ideias em maior sincronia com as do eleitor.

Outra aplicação interessante da publicação da Abril é o Twittômetro, um serviço que mostra o desempenho dos candidatos à presidência no Twitter. Lá, José Serra, do PSDB, está na dianteira com folga…

Aliás, os perfis (em ordem alfabética):

Voltando aos mashups e serviços, na Folha temos mais dois interessantes, ambos do tipo “ômetro”. O Promessômetro colhe promessas de campanha dos candidatos, com fonte e uma barra que indica o grau de dificuldade de seu cumprimento. Há filtros por candidato, e será excelente se, após as eleições, o serviço for mantido no ar, ou pelo menos um compilado das promessas do novo Presidente.

Já o Mentirômetro pega os candidatos de calças curtas (no sentido figurado). Declarações deles são confrontadas com dados estatísticos e os arquivos do periódico, indicando erros, exageros e mentiras descaradas mesmo. Filtrando por candidatos, aparece o desempenho de cada um. É para ficar de olho mesmo!

Vale dizer, ainda, que todos os principais portais do Brasil estão cobrindo intensivamente as Eleições presidenciais. Escolha o seu canal (os seus, de preferência) de informações, e pense muito bem sobre em quem votar, ok?

por

Nenhum comentário: