terça-feira, 5 de janeiro de 2010

Google Street View em São Paulo e Rio

Os 30 carros do Google Street View começaram nesta semana a fotografar as ruas das regiões metropolitanas de São Paulo e Rio de Janeiro. Segundo o Google, o trabalho de dirigir por todas as ruas de Belo Horizonte e tirar fotos em 360 graus já foi concluído.

O Google Street View foi viabilizado no Brasil mediante parceria com a Fiat, que doou os 30 carros que farão a captura das imagens.

Durante o anúncio, o Google Brasil mostrou algumas das imagens já feitas nas duas capitais, como a Avenida Paulista em São Paulo e um pedaço da orla do Rio de Janeiro.

O Google diz que fotografar as ruas de cada região metropolitana leva, em média, três meses, e que existem locais que podem contar com proteção policial para o carro do Google. Os veículos circulam entre 10h e 16h em quase todos os dias e, apesar de as câmeras serem à prova d'água, quando chove o trabalho é interrompido.

Depois de rodar pela cidade, os carros do Street View vão para uma garagem em São Paulo (que tem 20 veículos) e no Rio de Janeiro (mais 10 carros). Os dados armazenados são enviados para servidores nos Estados Unidos, para processamento e remoção de itens que podem comprometer a privacidade dos moradores de cada cidade - placas de carros e rostos de pessoas são borrados digitalmente.

Nenhum comentário: