domingo, 12 de fevereiro de 2012

Portal do Professor - Conteúdo pode ser usado gratuitamente


O Portal do Professor já armazena mais de 16 mil conteúdos digitais desde que foi criado pelo Ministério da Educação, em 2007. O conteúdo pode ser utilizado gratuitamente por professores da educação infantil ao ensino superior como apoio a aulas. Mais de um milhão de visitantes de 190 países acessam mensalmente a página, em busca de recursos multimídia ou de sugestões de aulas sobre diferentes temas, postadas pelos próprios professores.

O Portal indica endereços virtuais de bibliotecas e museus de todo o mundo, revistas pedagógicas e outras páginas com conteúdo educacional. Há também vídeos, recursos em PDF, áudio e simuladores de laboratórios virtuais de química e física. Os professores podem alimentar o portal enviando sugestões de blogs das suas próprias escolas e vídeos educativos postados pelos alunos no Youtube. 

Além de ter acesso às aulas originais, em inglês, os internautas são redirecionados para aulas de química, física, matemática e biologia traduzidas para o português. Nele, o professor poderá preparar a aula e informar sobre os cursos de capacitação oferecidos em municípios e estados e na área federal e sobre a legislação específica.

Antes de serem publicadas, as propostas de aulas enviadas por professores passam por um processo de validação e, caso precise de informações adicionais, retorna para o professor com sugestões de endereços e conteúdos digitais para enriquecer aquela aula. Já estão publicadas 12 mil aulas, abordando diferentes temáticas para a educação básica e profissionalizante.

Sugestões
Como as sugestões de aula enviadas pelos professores brasileiros são de livre acesso, outro docente pode reeditá-la, acrescentando ideias e outros recursos, mas a aula original é mantida no portal. É como uma rede social, em que os professores podem fazer comentários sobre as aulas enviadas. As melhores sugestões são selecionadas e agrupadas em coleções temáticas, criando sequência didática de determinado tema do currículo. Atualmente há 726 coleções da educação infantil ao ensino médio.

Está esperando o que para acessar o Portal?


Nenhum comentário: