quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

O que Significa OHV, OHC, SOHC e DOHC no Motor?


As siglas estão relacionadas à engenharia utilizada nas válvulas de admissão e exaustão de um motor 4 tempos. As válvulas são responsáveis por grande parte do comportamento do motor como torque, potência e consumo de combustível.

CHT significa High Turbulance Chamber (câmara de alta turbulência) e OHV significa Overhead Valve (válvulas no cabeçote). São motores mais antigos, porém duraveis e silenciosos. As válvulas no cabeçote são acionadas por balancins, que são acionados por varetas de comando. Geralmente estes motores possuem apenas uma válvula de admissão e uma válvula de exaustão por cilindro.

OHC ou SOHC são iguais: (Single) Overhead Camshaft, ou árvore de comando (única) sobre o cabeçote. Significa que o motor possui uma árvore de comando no cabeçote, que é acionada por uma corrente de comando. Esta configuração permite um desempenho superior ao comando por varetas, já que no comando por árvore, o ânglo de abertura e de fecho podem ser diferentes.

DOHC significa Double Overhead Camshaft, ou dupla árvore de comando sobre o cabeçote. É igual ao OHC, mas com duas árvores de comando no cabeçote (uma para as válvulas admissão e outra para as de escape. É o tipo mais moderno que existe, e geralmente, os motores possuem mais do que duas válvulas por cilindro.

Dependendo do propósito, um tipo pode ser melhor do que outro. Motores DOHC tendem a ter maior rotação, pois permitem uma abertura prematura das válvulas de admissão e um fecho adiado das válvulas de exaustão. Ou seja, maior capacidade de admitir combustível e maior vazão dos gases. São motores com maior desempenho, porém, com maior consumo. Os motores OHV tendem a ser mais econômicos pela limitação do tempo de abertura das válvulas, porém, o desempenho é reduzido. Já os motores OHC são uma opção intermediária, que permitem um controle dos tempos de abertura e fecho das válvulas, mas com uma engenharia mais simples.


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