sábado, 17 de dezembro de 2011

Google Chrome apontado como o Navegador mais seguro!


Ao contrário dos que os fanáticos pensam, todos os programas têm falhas de segurança, alguns mais outros menos, entre os navegadores, uma nova pesquisa apontou o Chrome  como o programa mais seguro, em comparação ao Internet Explorer e ao Firefox.

O comparativo feito pela Accuvant Labs foi patrocinado pelo próprio Google, mas sua metodologia está disponível nesta página. Foram levados em consideração recursos como segurança de complementos, sandboxing (isolamento das páginas para o sistema) e velocidade de atualizações.

Para surpresa de alguns, o Internet Explorer se saiu melhor que o Firefox no comparativo. Mas não é de se estranhar o resultado, nos últimos anos a Microsoft parece ter acordado para as críticas feitas ao seu navegador - especialmente a antiquada versão 6 - e acrescentou recursos como isolamento de processos e maior controle sobre plug-ins e outros complementos, exatamente os pontos nos quais o Firefox falhou no teste.


Apesar do desfecho, não é possível afirmar que o Chrome é totalmente seguro, nenhum dos navegadores passou pelo teste de lista negra de endereços, apesar de o recurso estar disponível em todos os três participantes, a empresa considerou que nenhum deles bloqueia páginas de forma eficaz.

A conclusão do estudo mostra semelhanças com desafios de segurança feitos nos últimos anos, nos quais o Chrome tem saído muito bem. E reforça o crescimento do navegador do Google, que já é o navegador mais usado no Brasil e o segundo mais usado no mundo.

A reprovação dos três navegadores no teste de lista negra lembra porém que, tão importante quanto escolher o navegador, é tomar cuidado durante a navegação.


Por: Rubens Haruo Eishima

Nenhum comentário: