sábado, 17 de dezembro de 2011

Folha de São Paulo lança novo aplicativo para tablets


A Folha de São Paulo acaba de lançar um novo aplicativo para tablets e celulares.

A ferramenta é baseada em tecnologia HTML5, o que torna possível unificar a experiência do leitor em distintos aparelhos, além de fazer atualizações mais rápidas do programa.

A versão de lançamento foi feita sob medida para os tablets Ipad, da Apple, e Galaxy Tab, da Samsung, e para os celulares Iphone 4 e 4S e Galaxy S.

O aplicativo pode ser visto pelo navegador de internet dos tablets e dos celulares por meio da 'app.folha.com'. A ideia é que o leitor encontre uma seleção do que é mais importante de se ler naquele momento , incluindo relatos dos últimos acontecimentos.

O conteúdo poderá ser acessado gratuitamente durante um período, ainda não informado pela direção da Folha. Depois, o jornal oferecerá planos de assinatura e de leitura diária. Assinantes da versão impressa do jornal terão acesso gratuito. 

Segundo o editor executivo da Folha, Sérgio Dávila, a linguagem em HTML5, é uma evolução da comunicação na web. "Publicações de todo o mundo trabalham em aplicativos HTML 5 para apresentar seu conteúdo móvel. A Folha é a pioneira entre os grandes diários brasileiros."

Versão no exterior

O jornal britânico Financial Times também usa este modelo de aplicativo e  já  registrou mais de 1 milhão de usuários. Graças ao HTML5, o jornal conseguiu se livrar de diversas restrições impostas pela Apple, fabricante do Ipad, que exige que todos os programas distribuídos na App Store sejam aprovados previamente por ela, o que atrasa a inclusão de novos elementos no aplicativo. Além disso, a empresa fica com 30% das vendas. 

A Folha também tem aplicativos em IOS, disponíveis desde o ano passado na loja da Apple, tanto para o Ipad quanto para o Iphone. E eles continuam sendo atualizados.


Nenhum comentário: