quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Escola virtual promove integração econômica do Mercosul

A Escola Virtual do Mercosul, rede de formação e capacitação virtual integrada por especialistas e instituições com representação nos quatro países do bloco, foi lançada na última terça-feira (6), com o objetivo desenvolver a economia digital e promover a integração econômica. O projeto Mercosul Digital é uma iniciativa de cooperação internacional com a União Europeia (UE) e conta com financiamento para 27 meses. 

O Mercosul Digital envolve 9,6 milhões de euros, sendo 7 milhões da União Europeia e 2,6 milhões do Mercosul. “O projeto se articula em duas grandes vertentes, com linhas de ação em temas de fomento e educação continuada”, explicou a diretora do Mercosul Digital, Marta Pessoa. “O projeto visa  implantar uma infraestrutura tecnológica e jurídica para a realização de transações eletrônicas com validade entre os países com vistas a impulsionar o comércio eletrônico seguro. Isso é de vital importância para apoiar o surpreendente crescimento regional do mercado de negócios eletrônicos no Mercosul, que atingiu em 2010 a marca de 7 bilhões de euros, significando 66% de todo o mercado da América Latina.”

Cursos - A escola oferecerá cursos de capacitação on line, serviços de informação e comunidades de prática, para micro, pequenos e médios empresários, instituições de ensino e pesquisa, e organizações, dos setores privado e público, nas esferas federal, estadual e municipal, além de atores da sociedade civil. 

As temáticas desenvolvidas prioritariamente são da área de comércio eletrônico e abordam assuntos como negócios pela internet, segurança em assinatura digital e eletrônica, redes sociais e posicionamento web, aspectos legais, regulatórios, tributários e alfandegários de comércio eletrônico. O público dos cursos serão empreendedores, produtores rurais, associações profissionais e organizações públicas que promovem pequenos negócios ou a sociedade da informação. 

Europa - De acordo com a embaixadora da Delegação Europeia no Brasil, Ana Paula Zacarias, a UE tem sido até agora o maior parceiro do bloco sul-americano em termos de ajuda ao desenvolvimento, com uma ajuda financeira não reembolsável de 325 milhões de euros no período de 2007 a 2013 aos estados membros, sem incluir os aportes bilaterais e os montantes de cooperação regional na América Latina.


Fonte: SECOM

Nenhum comentário: