sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Web Semântica ou Web 3.0


Muita gente fala que a gente vive a Web 2.0: o período social da Internet. Redes sociais, ferramentas de busca e a construção colaborativa da rede geraram um boom de conteúdo e compartilhamento. Para organizar todo esse conteúdo e interpretar exatamente o que a gente quer, as novas tecnologias web agora se direcionam à ideia da Web Semântica.

Quando procuramos algo na Internet hoje, por mais refinadas que sejam as ferramentas, as palavras que estamos buscando são apenas rastreadas, e não interpretadas. O desafio da Web Semântica, que muitos também chamam de Web 3.0, é entender o conceito pesquisado e juntar todas as informações sobre ele para você. 


Se você chega pra alguém e pergunta sobre "manga", a pessoa provavelmente vai querer saber: "a fruta ou a manga da camisa?". A ideia da Web Semântica, ao invés de rastrear a palavra sem saber o que ela significa - e, assim, apresentar resultados sobre os dois significados -, é interpretar, perguntar de qual você quer saber e reunir as informações certas.


Quer saber mais? Entre no
site do W3C, um consórcio de empresas que pesquisam e desenvolvem tecnologias para fazer a Internet ficar mais semântica. O site é em inglês - se ficar difícil, utilize o Google Tradutor!


Nenhum comentário: