sábado, 23 de abril de 2011

Oracle encerra desenvolvimento do OpenOffice


Depois da compra da Sun, a Oracle tomou diversas medidas que não agradaram a comunidade do código-aberto, uma das reações mais contundentes foi a divisão da comunidade do OpenOffice, que criou um novo grupo para cuidar do desenvolvimento do LibreOffice . Depois de ver o apoio ao programa desaparecer, a Oracle anunciou o término do desenvolvimento do OpenOffice.

Com a divisão do LibreOffice, o OpenOffice perdeu algumas de suas principais apoiadoras

Entre os problemas que atingiam o projeto estavam questões de governança, e a Oracle - que nunca mostrou muita confiança no código-aberto, com o cancelamento do OpenSolaris e processos contra projetos relacionados ao Java - simplesmente desistiu de tentar trazer de volta empresas como Canonical (responsável pelo Ubuntu), Google, Novell e Red Hat.

As empresas que apoiam o LibreOffice se reuniram na The Document Foundation  e além de aproveitar o código-aberto do OpenOffice, acrescentaram outros recursos que não haviam sido aceitos nem pela Oracle, nem pela sua antecessora, a Sun.

Um dos resultados mais imediatos da divisão foi um aumento no ritmo de lançamentos, ajudado por uma expansão no número de programadores que foi de 20 - seis meses atrás - para mais de 100 no começo deste ano. Até mesmo o projeto que desenvolvia a localização do OpenOffice para o português brasileiro, o BrOffice, pulou para o barco do LibreOffice.

A Oracle chegou a declarar que estaria disposta a entregar o controle do projeto à comunidade - plano inicial dos "rebeldes" - mas a comunidade já havia se mudado, e o OpenOffice estava basicamente morto. Agora é acompanhar para ver como a empresa se comporta em seus outros projetos de código-aberto.

Nenhum comentário: