quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Blogger, o mais confiável!


Começamos explicando que este post não é sobre o melhor blog grátis, mas sobre o mais confiável, ou seja: aquele que fica menos tempo fora do ar, de acordo com dados disponibilizados pelo Pingdom, um serviço usado para monitorar o tempo que os servidores ficam no ar e, quando acontece alguma queda, por quanto tempo eles ficam fora do ar.

Foram avaliados os cinco maiores serviços gratuitos de blogs: Blogger, Posterous, Tumblr, Typepad e WordPress.


A Metodologia
O Pingdom monitorou a home de cada serviço (ex: www.wordpress.com) e quatro blogs hospedados em cada um deles, durante o período de 15 de outubro a 15 de dezembro.

Como é possível usar domínio próprio em todos esses casos, os quatro blogs escolhidos em cada serviço foram divididos: dois usavam o subdomínio fornecido pelo serviço (ex: marcogomes.posterous.com) e dois que usavam domínio próprio (ex: lucaspereira.com). Não foram levados em conta os períodos em que o blog ficou fora do ar por causa de problemas no DNS do domínio próprio (já que isso não tem nada a ver com o serviço oferecido pelos blogs).

5. Tumblr
Vamos começar por aquele que obteve os piores resultados: A home do Tumblr ficou no ar por 97.72% do tempo. E os seus blogs em média 96.81% tempo, ou seja: durante os dois meses do monitoramento, os blogs hospedados no Tumblr ficaram 47,5 horas fora do ar. E isso é bastante tempo, principalmente se levarmos em conta o grande número de blogs hospedados no serviço (11 milhões, aproximadamente).

Mas esses números não querem dizer que o serviço não tenha qualidade. Acontece que o Tumblr é uma plataforma em ascensão, que está crescendo rapidamente. É provável que a sua equipe ainda não tenha conseguido aumentar a infra-estrutura no mesmo ritmo. Portanto, o mais importanté é saber como o Tumblr se sairá em testes futuros.

4. Posterous
Apesar de não ser perfeito, ele manteve números aceitáveis. A sua home ficou no ar 99.95% do tempo, e os blogs nele hospedados, ficaram no ar por 99,86% do tempo. O tempo médio que um blog hospedado no Posterous ficou fora do ar, durante os dois meses de monitoramento, foi de 2 horas e 8 minutos.

3. WordPress
O WordPress ficou com o terceiro lugar por culpa de sua homepage, que ficou no ar por 99,98% do tempo. O que significam 18 minutos sem funcionar. Enquanto isso, os blogs hospedados no serviço, ficaram apenas 9 minutos fora do ar (ou seja, durante 99,99% eles funcionaram perfeitamente).

2. Typepad
O Typepad foi um pouco melhor do que o WordPress, apesar de seus blogs ficarem fora do ar por um tempo um pouco maior, 14 minutos em média (durante 99,98% do tempo estavam no ar), a sua homepage ficou fora do ar por apenas 9 minutos (funcionando bem durante 99,99% do tempo).

1. Blogger
O serviço de blogs do Google é o mais confiável de todos. Nem sua homepage, nem os blogs nele hospedados, ficaram um minuto sequer fora do ar durante esses 2 meses de monitoramento. Ou seja: em 100% do tempo, ele esteve funcionando. Bons números o do Blogger, não?

Conclusão
O Blogger é o serviço mais confiável, seguido pelo Typepad e WordPress. O Posterous dá uma falhadinha, mas nada que comprometa, enquanto o Tumblr precisa melhorar a sua infra-estrutura para atender satisfatoriamente a crescente demanda.

Mas claro, esse não é o único ponto a se pensar na hora de escolher a plataforma para blogar. Existem vários fatores para serem levados em conta. Para o que você dá importância na hora de escolher uma plataforma gratuita de blog? Confiabilidade? Facilidade?


Nenhum comentário: