sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Não usem HTML5 ainda!!

O W3C é o órgão responsável pela criação e regulamentação de padrões Web, e como tal, trabalha atualmente no HTML5, nova versão da linguagem de marcação de hiper texto que, dentre outras coisas, promete tornar o Flash, da Adobe, desnecessário.

Não é de agora que os principais navegadores do mercado já trazem suporte ao HTML5. Imparcial, muitas vezes incompatíveis entre si, mas muita coisa básica já funciona, e bem. A Apple tem interesse especial nesse processo de aceleração da adoção do HTML5 em detrimento do Flash, afinal, seus dispositivos iOS não conversam com o produto da Adobe. A propaganda do Safari 5 é, em boa parte, baseada no suporte ao HTML5.

Mas, olha a pegadinha: o HTML5 não está finalizado. As melhores previsões dizem que na metade de 2011 a linguagem estará completa, e dali em diante serão necessários mais dois ou três anos para ser aprovada e, aí sim, recomendada para produção. Philippe Le Hegaret, do W3C, acredita fortemente que o HTML5 é um “game changer”, mas não agora. Ele recomenda que, por ora, Flash e Silverlight continuem sendo usados para a produção de interfaces ricas na Web, pelo menos até a nova versão do HTML estar devidamente finalizada e documentada.
 
 
 
Existem vários detalhes pendentes de atenção no HTML5, como recursos para aplicações Web, falta de padronização do CODEC de vídeo (h.264 está próximo, mas ainda não é), falta de suporte a DRM e ferramentas de autoração. Não é por má vontade que o HTML5 ainda não está pronto, é porque, de fato, ainda há trabalho a ser feito.

Apesar da importância que uma declaração do W3C tem, é pouco provável que as empresas criadoras de navegadores voltem atrás ou mesmo interrompam o processo de implementação da linguagem em seus motores de renderização. Disso, pelo menos até 2014 viveremos um talvez conturbado período de transição. Para quem apareceu prometendo trazer a paz para web developers, o HTML5 pode causar algumas dores de cabeça (temporárias) nos próximos anos.

Fonte: Neowin

Nenhum comentário: