terça-feira, 21 de setembro de 2010

Problemas de acesso em 20 de Setembro


Nosso Datacenter sofreu na data de 20/09/2010 um Ataque de Negação de Serviço (DDOS) destinado a um cliente de webhosting. Foram utilizados os procedimentos de contenção e mesmo foi resolvido. Não satisfeita a pessoa responsável pelo ataque começou a atacar os pontos de distribuição de tráfego das operadoras, provendo um gargalo no link utilizado pelo Datacenter, causando instabilidades e momentos de total falta de comunicação do circuito com as operadoras.

Para deter então este ataque contaram com a participação dos técnicos da engenharia de redes das operadoras que proveem o link e resolveram a situação. Devido ao horário (11:05 até 13:40) houve uma demora na resposta dos encarregados de tais setores nas operadoras deixando esta lacuna de 2h 35m com nossos clientes prejudicados.

Após aplicadas as regras conseguiram controlar o ataque e encaminharam uma investigação para uma maior ocultabilidade da estrutura de tráfego das operadoras, pois de nada adianta o empenho se os pontos de troca de tráfego estão expostos.

Foi agendanda uma reunião aberta com todos os envolvidos técnicamente no caso para que se possa prover mecanismos que antecipem tais práticas e possam inibir toda possibilidade de novos ataques.

Outro ponto relevantes que destacamos é que muitos clientes entraram em contato com nosso suporte e não conseguiram ser atendidos justamente pela grande demanda de atendimento e a impossibilidade numérica de nosso pessoal em atender todas as chamadas. 

Existem muitas empresas que podem prometer várias coisas, já a Gitanes Digital, não se baseia em promessas e sim em fatos e ações concretas para resolver e dirimir problemas.

Mesmo com este segundo acontecimento tão próximo a outro caso que tivemos a alguns dias, queremos salientar que em nenhum dos mesmos deixamos de nos preocupar e estamos lado a lado de nossos clientes para sanar e garantir que o serviço seja estável e acima de tudo, com a confiança costumeira em nossa equipe.

Contamos com a compreenção de todos e reafirmamos nosso compromisso de seriedade e respeito a todos que confiam em nossa equipe.

Nenhum comentário: